• Home
  • Toigo Sistemas Automotivos
  • Produtos
  • Parceiros
  • Notícias
  • Vídeos
  • Fale Conosco

Notícias

Novas Tecnologias Oferecem Mais Economia ao Transportador

Montadoras e empresas do setor automotivo desenvolvem novas tecnologias que oferecem a possibilidade ao transportador de carregar o máximo de carga permitido, ao mesmo

O transporte rodoviário de carga exige soluções tecnológicas para que a carga seja transportada de maneira segura e que o transportador tenha menos gastos possíveis tanto em manutenção como em multas.


Essa equação está sendo colocada à prova em vários segmentos da indústria de pesados. A Iveco foi uma das mon-tadoras a utilizar novas tecnologias para apresentar sua família de extrapesado (acima de 45 toneladas), a Iveco Stralis NR. “A Iveco colocou os interesses dos clientes como prioridade no desenvolvimento dos novos Iveco Stralis NR”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. O resultado, segundo Mazzu, valeu a pena. “Os Iveco Stralis NR são os extrapesados com a melhor produtividade e o menor custo operacional”, afirma.

As mudanças nos modelos, com três opções de tração (4X2, 6X2 e 6X4), duas de câmbio, quatro de eixo traseiro e cabinas de teto alto e baixo, estão centradas em sua ampla gama de opcionais, que inclui “intarder” para maior potência de freio motor, tanque de alumínio de até 900 litros e defletores de ar. Para que o caminhão da linha Stralis fosse mais econômico, a montadora também apostou na tecnologia do seu novo motor. Para isso, a Iveco e a FPT desenharam novas e maiores curvas de potência e torque para o motor Iveco-FPT Cursor 13, de seis cilindros e 13 litros. “As mudanças garantem maior velocidade de cruzeiro com economia de combustível de 5% em relação aos modelos anteriores”, diz o engenheiro Luciano Cafure, gerente da plataforma de veículos pesados da Iveco.

Mas não é só mexer no motor que pode trazer benefícios para os clientes. A Pirelli apresentou para o segmento de pesados seus novos pneus MC95, com durabilidade até 25% maior que os demais concorrentes. De acordo com a empresa, essa sua nova linha oferece mais segurança em frenagens, maior tração e rendimento quilométrico, melhor dirigibilidade e grande capacidade de reconstrução.

Este lançamento incorpora as tecnologias SATT, que consiste numa cintura metálica em forma espiral e sem emendas, e HWTT, que torna o talão do pneu muito mais flexível e durável.

Além destas tecnologias, a Pirelli utilizou um novo processo de vulcanização que oferece mais estabilidade aos componentes da borracha. Esta novidade permite a extensão da garantia para até três reconstruções com a utilização do sistema Novateck. “Estamos aumentando nosso portfólio oferecendo um produto com maior conteúdo tecnológico, que possibilitará maior eficiência e performance, e, consequentemente, melhor relação custo/benefício para o frotista”, diz Flávio Bettiol Junior, diretor da Unidade de Negócios Caminhão e Agro da Pirelli.

Outra tecnologia que está ajudando os transportadores a evitar multas em relação ao excesso de peso – tanto total como por eixos – são as novas e mais leves balanças de solo do mercado. A Toigo Importadora, especializada em pro-dutos automotivos, trouxe para o Brasil essa novidade. “Esse é um produto de excelente qualidade técnica e que pode facilitar em muito a vida de quem trabalha com transporte de carga, principalmente as indivisíveis – que pesam cargas em pátios de clientes. Este equipamento, que pode ser guardado na cabine do caminhão, sem ocupar espaço, verifica na hora o peso e otimiza o serviço”, explica Frederico Toigo, diretor da empresa.

Segundo Toigo, que também é engenheiro mecânico, as Balanças de Solo Portáteis verificam o peso total do veículo ou o peso individual de cada roda ou eixo por meio de células de carga embutidas nas plataformas de pesagem.

No Brasil, o equipamento está disponível em dois modelos, ambos com opção de monitor de cristal líquido e de co-municação com computador e impressora (opcionais); seus pesos são 25kg no modelo LCD e 20kg no Ultraslim. Os dois modelos podem ser usados para pesagem de eixos de caminhões, ônibus e até veículos leves.

Com essa novidade o problema com multas por excesso de peso, ou mesmo o trabalho de carregar balanças enormes para pesagem, está resolvido, além de que, com o peso ideal, os componentes do veículo ganham mais durabilidade.

  

Fonte: http://www.photon.com.br/RevistaMercadoAutomotivo/edicao/191/Materias/pesados.asp

 

« Voltar

 
Av. Júlio de Castilhos, 2020 - Sala 902
Bairro Centro - CEP: 95010-002
Caxias do Sul - RS - Brasil
Mapa de Localização
Fone: (54) 4101.9999
toigo@toigosa.com.br
X-NEO Sites Inteligentes